Importância do exame andrológico

A realização do exame andrológico é fundamental para a garantia dos resultados ao final de Estação de Monta em uma propriedade rural; devemos sempre lembrar a importância que os touros reprodutores têm em relação à eficiência produtiva do rebanho.

Problemas associados a subfertilidades ou infertilidades causam impactos diretos na produtividade, representando perdas significativas nas taxas de concepção dependendo da relação touro/vaca.

exame andrológico

Um touro infértil pode representar uma perda de 25 a 50 bezerros no lote, conforme a relação touro/vaca utilizada. Já uma vaca infértil representa a perda de um apenas bezerro. (Fonte: EMBRAPA, 2014)

Dessa forma, precisamos incluir o Exame Andrológico no calendário das atividades de manejo da propriedade como preparação para a Estação de Monta, pois ele reflete as condições reprodutivas atuais do reprodutor, lembrando que deve realizado exclusivamente por Médico Veterinário capacitado.

Se interessa por exame andrológico? Conheça CTA BRAVO

Iniciamos em 2004 como Bravo Treinamentos e Assessoria, através de um grupo de graduandos em Zootecnia que buscavam maior especialização e ampliação do conhecimento prático durante a graduação.

Os resultados de geração de conhecimento foram incríveis, motivando parte do grupo na dedicação de projetos de qualificação técnica prático-teórica de estudantes de graduação das ciências agrárias.

O CTA Bravo possui identidade fortemente baseada no aprendizado, com foco total no desenvolvimento dos alunos que passam pela nossa estrutura. A consequência direta é a contribuição nos últimos anos para o desenvolvimento do setor produtivo do agronegócio, bem como da integração deste com o mundo técnico-científico.

Compartilhar