CTA BRAVO

A importância da avaliação do Escore de Condição Corporal na produção de ruminantes

A importância da avaliação do Escore de Condição Corporal na produção de ruminantes

O Escore de Condição Corporal (ECC) é um método visual e subjetivo de avaliação da condição corporal do animal, muito utilizado na rotina prática de uma propriedade devido à sua fácil execução.
Para a realização da avaliação ECC o profissional deve observar a cobertura de gordura presente em regiões estratégicas, como garupa, costelas e inserção de cauda, e a partir disso, classificar em escalas de 1 a 5 (ou de 1 a 9), em que 1 é um animal extremamente magro e 5 representa um animal com excesso de gordura. Essa forma de classificação estima o grau de reservas energéticas do animal naquele momento.

A condição corporal pode ser encarada com um reflexo do manejo nutricional realizado na propriedade e está fortemente associado ao desempenho reprodutivo do animal. Tanto animais com ECC muito baixo quanto aqueles com grau de obesidade (ECC muito elevado) apresentam menores taxas de prenhez. Alguns critérios de avaliação devem ser levados em conta, como período pós-parto, fase inicial de lactação e desmame, sendo fundamental a realização do ECC de forma periódica dentro do ciclo produtivo.
Portanto, o ECC é uma ferramenta simples e de baixo custo de implementação que pode auxiliar nos manejos nutricional e reprodutivo, refletindo diretamente na eficiência produtiva do rebanho da propriedade.

Texto extraído do Comunicado Técnico – Índice de Condição Corporal de vacas de corte: relação entre ECC e fertilidade de vacas submetidas a protocolos de IATF, de Dezembro de 2021 – EMBRAPA Gado de corte e adaptado pela equipe CTA Bravo.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Com dúvidas? estamos a disposição!