CTA BRAVO

Fatores que podem fazer a diferença no Manejo Reprodutivo.

Fatores que podem fazer a diferença no Manejo Reprodutivo.

A criação de bezerros é a base para todo o setor de produção de gado de corte, e, para que os objetivos produtivos sejam alcançados é fundamental o empenho de toda a equipe envolvida no processo de produção.

A fase de cria é a mais complexa das fases da criação e qualquer detalhe é digno de atenção, sempre buscando a diminuição dos fatores que levam às falhas reprodutivas das matrizes e perdas de bezerros. Dessa forma, além dos manejos sanitário e nutricional bem definidos, o manejo reprodutivo deve ser bem executado, observando alguns pontos críticos que podem fazer a diferença, como:
• Seleção de matrizes, reposição e descarte de fêmeas: Deve- se levar em consideração o histórico reprodutivo do animal, além de relacionar a um exame ginecológico recente realizado por um médico veterinário capacitado. Junto a isso, a reposição de fêmeas pode ser feita pelo próprio rebanho, geralmente não ultrapassando a taxa de 20 a 30%. Os descartes de animais também devem ser feitos com base no histórico reprodutivo, considerando não somente as falhas das matrizes, assim como a avaliação do desenvolvimento dos bezerros, que pode ser reflexo da habilidade materna.

• Seleção de touros para a monta natural: em casos de monta natural na propriedade, deve ser realizado o exame andrológico dos reprodutores entre 30 a 60 dias antes da estação de monta para avaliar a condição reprodutiva desse animal.

• Cuidados na Inseminação artificial: Já na IA, os cuidados são variados, sendo eles desde a escolha nos sumários de touros, em que avalia- se questões de melhoramento genético para o rebanho, até armazenamento correto das doses de sêmen e execução correta da técnica pelo profissional.

Pequenos detalhes fazem a diferença na fase de cria, e toda atenção e cuidado para realização das etapas são necessários, pois causam impactos diretos nos resultados.

Texto extraído do artigo – Na reprodução animal detalhes fazem a diferença, de 27/10/2020 – de autoria da pesquisadora Alessandra Corallo Nicacio – EMBRAPA Gado de corte e adaptado pela equipe CTA Bravo.

Posts Recentes:
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Com dúvidas? estamos a disposição!