A água é um recurso limitado e precioso, vital para a existência dos animais. Após o oxigênio, ela é o nutriente mais crucial para todos os seres vivos e é o item de maior demanda em quantidade para o gado. Um bovino consome em torno de 48 a 89 litros de água por dia, sendo que essa quantidade pode variar de acordo com alguns fatores como idade, sexo, raça, clima, sistema de produção e objetivo de produção.
Com isso, é de extrema importância se atentar aos locais de acesso à água para os animais, pois quando esses pontos de acesso são distantes a produtividade é prejudicada devido à perda de peso, energia e tempo percorrendo longas distâncias para o consumo de água. A contração de doenças também é uma preocupação nesses casos porque alguns animais começam a beber água de poças e rios que estiverem ao seu alcance, expondo esses animais a agentes patogênicos e parasitas. A diminuição do consumo desse nutriente tão importante pode causar queda do desempenho e problemas digestivos, como diarreia, constipação e diminuição da ruminação.
O produtor deve facilitar o acesso à água de qualidade instalando bebedouros em pontos estratégicos e de fácil acesso para todos os animais. A água deve ser fornecida em abundância aos animais de acordo com suas necessidades e estar sempre limpa e livre de sujidades.
Além de manter a hidratação, a água é muito importante para manter a saúde dos animais além de auxiliar no crescimento de animais jovens e melhorar o desempenho e produtividade dos adultos. Estudos mostram que o consumo de água possui relação com a eficiência alimentar dos animais, e a utilização dessa característica em conjunto com a característica de consumo alimentar residual (CAR) pode auxiliar a seleção de animais mais eficientes em programas de melhoramento, contribuindo para a redução do uso de água na produção e contribuindo para a sustentabilidade na bovinocultura.
O investimento em água de qualidade traz benefícios para a produção de bovinos, contribuindo para animais mais saudáveis, além de reduzir os custos com medicamentos e consultas veterinárias, reduzir o desperdício desse recurso escasso tornando a produção mais sustentável e aumentando a produtividade do rebanho.
Fonte:
– ROSSO, G. Estudo aponta valores de referência para consumo de água em propriedades leiteiras. EMBRAPA, 2023.
– PIRES, B.V.; REOLON, H.G.; ABDUCH, N.G.; SOUZA, L.L.; SAKAMOTO, L.S.; MERCADANTE, M.E.Z.; SILVA, R.M.O.; FRAGOMENI, B.O.; BALDI, F.; PAZ, C.C.P.; STAFUZZA, N.B. Effects of Feeding and Drinking Behavior on Performance and Carcass Traits in Beef Cattle. Animals, 12, 3196, 2022.
– EMBRAPA GADO DE LEITE. Importância da água para bovinos de leite. Instrução técnica para o produtor de leite, ISSN Nº 1518-3254, 2000.
Por Natalya Gardezani Abduch – Médica Veterinária, Mestre em Produção Animal Sustentável